FERNOR

A variedade de nogueira Fernor é uma das mais importantes variedades de nozes originárias de França. Foi criada a partir do cruzamento das variedades Franquette e Lara. A Fernor é extremamente tolerante ao frio e muito resistente às doenças bacterianas e fúngicas. Esta caraterística, juntamente com a combinação de uma frutificação precoce e de um rendimento elevado, faz da Fernor uma variedade que pode ser utilizada em qualquer tipo de cultura, tanto comercial como em jardins privados. Atualmente, a Fernor é muito apreciada pela qualidade excecional do seu caroço claro e pelo seu sabor delicioso.

Crescimento / coroa

A nogueira de Fernor é uma árvore de crescimento médio. Tem um crescimento ereto e pitoresco, com um ângulo de ramificação médio, relativamente lento e também bastante pequeno no conjunto. A sua altura é de cerca de 10 a 15 metros. As folhas pinadas, ligeiramente perfumadas, estão dispostas alternadamente e têm entre 20 cm e 30 cm de comprimento. Quando esmagadas, as folhas emitem um aroma balsâmico especial e têm um sabor amargo e picante. Como muitas outras variedades de frutos secundários, a Fernor necessita de solos férteis e profundos para atingir o seu potencial produtivo.

A nogueira Fernor desenvolve uma copa direita e bastante estreita. A Fernor é adequada para plantações de alta densidade. Uma distância óptima seria, por exemplo, de 6 x 5 metros, o que coloca as árvores mais próximas umas das outras na linha, deixando espaço suficiente entre as linhas. Este esquema de plantação resulta em rendimentos precoces e elevados. As variedades polinizadoras que recomendamos são a Fernette e a Franquette, que podem ser misturadas nas mesmas linhas. As árvores polinizadoras devem ser plantadas a sotavento da variedade principal para facilitar a dispersão do pólen a favor do vento e polinizar a variedade principal.

Época de floração / brotamento das folhas

A nogueira Fernor é uma variedade de abrolhamento tardio e de floração tardia. Tal como a variedade Franquette, o período vegetativo começa na segunda quinzena de abril. A data de abertura dos botões é por volta de 21 de abril.

A nogueira Fernor é uma variedade protândrica, o que significa que as flores masculinas florescem ligeiramente mais cedo do que as femininas. As flores masculinas são verdes e pendentes. As flores femininas encontram-se tanto na extremidade dos ramos como lateralmente nos ramos. O período de floração ocorre entre 1 de maio (plena floração masculina) e 12 de maio (floração feminina). Os estádios fenológicos da Fernor correspondem aos da Franquette (+/- 1 dia). A Fernor alia uma boa sanidade e resistência às doenças bacterianas e fúngicas a um abrolhamento tardio, o que a torna muito adaptada aos locais sujeitos a geadas tardias.

A partir de novembro, a nogueira Fernor entra em hibernação após a primeira geada. Nessa altura, os ramos recém-crescidos já estão maduros e lenhificados, o que significa que os rebentos que crescem durante a estação de crescimento não sofrem com as primeiras geadas de inverno.

O Fernor é adequado para plantação em qualquer solo argiloso, profundo, bem drenado, rico em nutrientes, com um pH ligeiramente ácido a neutro e a uma altitude máxima de 1800 metros acima do nível do mar.

Polinização

A Fernor é apenas parcialmente auto-polinizadora; a proximidade de outra variedade aumenta significativamente o rendimento. Os polinizadores da Fernor são, por exemplo, a Fernette ou a Franquette. Recomenda-se a plantação de 1 a 3 árvores Fernette por cada 30 árvores Fernor. A Ronde de Montignac ou a variedade Lara são também bons parceiros de polinização. A nogueira Fernor é um bom polinizador para outras variedades como a Lara ou a Chandler.

Produtos

A variedade de nogueira Fernor, de elevado rendimento, começa a produzir cedo. A árvore produz os seus primeiros frutos em apenas 3 a 5 anos. A produtividade é muito elevada: em média, é colhida 1 tonelada por hectare após 6 anos e, frequentemente, 4 a 5 toneladas de nozes secas por hectare na maturidade.

A Fernor pertence às variedades de frutificação lateral, ou seja, os frutos formam-se não só nas pontas dos rebentos, mas também nos ramos laterais. A taxa de frutificação nos ramos laterais é de 90%. Esta elevada formação de frutos conduz a uma carga de frutos regular e abundante.

 

Años después de la plantación

Rendimiento por hectárea (tonelada)

 1-2  -
3-5
6 1 ton
10 4-5 tons

Qualidade das nozes

Os frutos da nogueira Fernor estão entre os mais bonitos de todas as variedades de nozes. Amadurecem na primeira quinzena de outubro e pesam em média 12,4 g. Sessenta por cento das nozes têm um tamanho superior a 32 mm. O seu tamanho é ligeiramente superior ao da variedade Franquette. Os frutos da variedade Fernor têm uma cor amarela brilhante, uma forma bastante alongada, por vezes elíptica como a Franquette, mas com uma base mais rugosa. A sua forma é clássica, com uma costura nacarada.

A cor do miolo é clara e brilhante. O peso médio do miolo é de 6,9 g, que preenche completamente o pericarpo. O miolo representa 44-48% do peso total da noz. A noz tem um sabor aromático, ligeiramente doce e marcante, sem taninos e sem amargor.

O pericarpo é de espessura média (1,7 mm), de cor clara, bastante liso, ligeiramente sulcado e fácil de separar.

O sabor aromático das nozes Fernor é simplesmente inconfundível.

Colheita

O período de maturação decorre entre o final de setembro e meados de outubro (26/09 - 10/10).

Resistência às doenças e tolerância às geadas.

De um modo geral, a nogueira Fernor é uma árvore sã, com uma elevada resistência à podridão bacteriana (Xanthomonas arboricola pathovar. juglandis) e à antracnose (Gnomonia leptostyla). A nogueira Fernor é totalmente resistente e, por conseguinte, ideal para locais com temperaturas invernais baixas. A nogueira é muito resistente às geadas tardias e tolera a seca. Em geral, a árvore é vital e adaptável a diferentes condições climáticas.

 

Altura e crescimento

 Copa vertical, bastante estreita

Taça para árvores

 Volume da copa de 17,3 m³

Floração

 Floração tardia (25.04 - 05.05). A vegetação e a floração começam mais tarde do que em Izvor 10 e Sheynovo. Adequado para zonas com temperaturas baixas no inverno e geadas tardias na primavera.

Tipo de floração

 Protándreo

Auto-fértil

 Auto-polinização

Polinização

 Fernor, Pedro; excelente polinizador para Lara, Fernor e Chandler.

Terminal ou Lateral

 Variedade de frutificação lateral, produzindo assim rendimentos muito elevados.

Fruta

 Frutificação precoce, produtividade elevada (muito superior à da Franquette).

Fruta

 Frutos de tamanho médio - cerca de 12,4 g.; 60% dos frutos são maiores do que 32 mm. Os frutos são de cor amarela brilhante, bastante alongados, menos frequentemente de forma elíptica com uma extremidade mais saliente; têm uma forma clássica com uma costura marcada.

Casca e pericarpo

 Noz leve, ligeiramente estriada, de espessura média (1,7 mm) e bem cosida.

Noz

Límpido, mais de 2/3 cheio, fácil de extrair, quebra média, excelente sabor sem amargor

Colheita

 Fim de setembro / início de outubro (26.09-10.10.)

Teor de óleo

 62%

Percentagem de nozes

 44%- 48%

Resistência ao inverno

 Alta - ideal para zonas com temperaturas baixas no inverno

Suscetibilidade à geada

 Elevada resistência às geadas tardias de primavera.

Suscetibilidade à murchidão bacteriana e à antracnose

 Resistência à antracnose, menor suscetibilidade ao míldio bacteriano.