Franquette


DESCRIÇÃO

 

A nogueira Franquette é uma das variedades de nogueira europeia mais antigas e mais conhecidas. Esta variedade de nogueira foi selecionada em 1786 na província histórica de Dauphiné e é particularmente popular em França. A Franquette continua a ser uma das variedades de nogueira mais difundidas na Europa.

 

A nogueira Franquette tem um abrolhamento tardio e uma floração tardia, crescendo vigorosamente com uma copa ascendente. A árvore produz nozes bonitas e de excelente sabor. Graças ao seu abrolhamento, esta variedade de alto rendimento combina uma boa saúde e resistência às doenças bacterianas e fúngicas. A Franquette é, por conseguinte, adaptada aos locais susceptíveis de geadas tardias e às regiões climaticamente desfavoráveis. Nos pomares de nogueiras, a Franquette é especialmente utilizada como variedade polinizadora da Chandler.

 

Crescimento / taça

 

A nogueira de Franquette é uma árvore de crescimento forte com uma copa larga. Consoante o local, atinge geralmente uma altura de 10-20 m na idade adulta, com uma largura aproximadamente igual.

A nogueira Franquette tem 5 a 9 folhas elípticas a alongadas em cada pecíolo, agradáveis e perfumadas quando esmagadas.

A nogueira Franquette tem uma estrutura de copa piramidal quando jovem e desenvolve com o tempo uma copa translúcida, espalhada e esférica. As suas folhas pinadas verde-escuras têm um ligeiro perfume. Pode apoiar a formação da copa nos primeiros anos.

A Franquette é uma variedade tardia e robusta. Brotação tardia e floração tardia. Após o aparecimento das folhas, surgem as flores masculinas e femininas. As flores masculinas estão agrupadas numa inflorescência em forma de amento pendente. As flores femininas encontram-se em inflorescências com poucas flores.

 

O período de floração coincide geralmente com o início da vegetação da árvore, com a floração masculina por volta de 1 de maio e a floração feminina por volta de 13 de maio (dependendo da região geográfica e variando de ano para ano).

 

Devido ao seu abrolhamento tardio, a Franquette é tolerante às geadas tardias, sendo especialmente indicada para zonas com baixas temperaturas invernais, geadas tardias primaveris ou locais climaticamente desfavoráveis em geral.

Polinização

A polinização é efectuada principalmente pelo vento. Para uma polinização eficaz, recomenda-se plantar outra espécie nas proximidades. Uma boa variedade polinizadora para o Franquette é, por exemplo, o Chandler.

Nos pomares de nozes, a Franquette é particularmente utilizada como variedade polinizadora da Chandler. Consoante o esquema de plantação, é necessário plantar 1 a 3 Franquette por cada 30 nogueiras Chandler.

Produtos

A nogueira Franquette produz rendimentos regulares e elevados. A primeira colheita pode ser esperada logo no terceiro ano, mas um rendimento substancial só é atingido por volta do sétimo ou oitavo ano.

A colheita das nozes pode começar quando a casca verde se abre e a noz cai. Uma nogueira Franquette de meia-idade, em bons locais, produz geralmente uma colheita de 30 a 50 kg. Uma árvore Franquette de 25 anos produz 50 a 75 kg de nozes. As nogueiras dão geralmente frutos anualmente (sem tendência a alternar). A Franquette é uma das variedades de frutificação terminal.

Qualidade das nozes

A Franquette forma frutos de tamanho médio, de forma oval, com um peso de 9 a 12 g, medindo cerca de 4,5 cm de altura e 3,8 cm de largura.

O fruto tem uma amêndoa castanha clara, de tamanho médio e completamente cheia. O peso médio da amêndoa é de 5,5 g e a percentagem de amêndoa é de 45%. A qualidade da noz é excelente. Com o seu óleo de alta qualidade, rico em ácidos gordos insaturados, é extremamente saborosa, nutritiva e saudável. Os frutos da noz Franquette exalam um sabor doce, ácido e aromático, sem travo amargo, o que os torna adequados para consumo. É uma das nozes de mesa mais populares.

As nozes têm uma casca fina e hermeticamente fechada. A pele do fruto é um pouco rugosa, profundamente estriada e de aspeto clássico, fácil de rachar e descascar.

Colheita

A melhor altura para colher as nozes Franquette é quando a cobertura exterior verde e carnuda se abre, revelando o fruto lenhoso e as nozes caem no chão. O período de maturação decorre geralmente entre o final de setembro e o início de outubro.

Resistência às doenças e tolerância às geadas.

A Franquette é muito resistente às geadas e pode ser plantada sem problemas em locais muito ventosos. A nogueira tem uma boa resistência à antracnose e à murcha bacteriana (é mais suscetível em solos ácidos). A árvore de noz é muito resistente às geadas tardias.

 

Altura e Crescimento

 Forte crescimento

Taça para árvores

 Coroa maciça

Floração

 Floração tardia. Início tardio da vegetação e da floração. Adequado para zonas com temperaturas invernais baixas e geadas tardias.

Tipo de Floração

 Protándreo

Auto-fértil

 Auto-polinização

Polinização

 Muito bom polinizador para a Lara e o Chandler.

Terminal ou Lateral

 Variedade de frutificação terminal, mas com rendimentos elevados.

Fruta

 Frutificação tardia

Fruta

 Médio (9-12 g), ca. 28-32 mm, frutos globulares.

Casca e pericarpo


 Concha robusta e de aspeto clássico

 

Noz

 Belas nozes claras, peso 5-6 g, fáceis de descascar, excelente sabor

Colheita

 

 

Fim de setembro / início de outubro

Teor de óleo

 65%

Miolo % 

 45%

Resistência ao inverno

 Muito boa resistência às geadas invernais

Suscetibilidade à geada

 Elevada resistência às geadas tardias de primavera

Suscetibilidade à murchidão bacteriana e à antracnose

 Resistência à antracnose e à murchidão bacteriana (apenas em solos mais ácidos e mais susceptíveis)