Nogueiras enxertadas


Para obter o máximo rendimento no seu pomar de nogueiras, é crucial plantar nogueiras enxertadas, uma vez que as variedades de nogueiras certificadas que produzimos garantem colheitas perfeitas e nozes de alta qualidade.

 

As principais cultivares de nogueiras que fornecemos em toda a Europa são Chandler, Lara, Fernor, Fernette, Franquette e Tulare.

 

Para além disso, começaremos também a oferecer as seguintes variedades de nozes em pequenas quantidades: Red Livermore, Tiszacsécsi 83, Bonifac, Alsószentiváni 118, Alsószentiváni 117 e Alsószentiváni 117 Kései.

 

Durante os meses de inverno, na fase de dormência, todas as nogueiras são retiradas do solo. Para colher nogueiras com a melhor qualidade possível, é muito importante que as árvores tenham perdido completamente as folhas. Na nossa região da Bulgária, a primeira altura para colher as árvores é o final de novembro.


Enxertia de nogueira com sucesso

A técnica de enxertia de nogueiras tem uma longa tradição e requer muita experiência e conhecimentos para obter taxas de sucesso elevadas.

 

O método consiste em unir o porta-enxerto e o enxerto. Esta técnica hortícola é bem sucedida quando os tecidos vasculares da parte superior (enxerto) e da parte inferior (porta-enxerto) são unidos. Este processo é designado por inosculação.

 

Existem vários métodos de enxertia utilizados em diferentes alturas do ano. A escolha do método correto depende principalmente da posição geográfica, das temperaturas diurnas e nocturnas e dos níveis de humidade.

 

Independentemente do método escolhido, a parte crucial de todo o processo de enxertia é que o câmbio vascular do porta-enxerto de nogueira e do enxerto são precisamente unidos e mantidos vivos até que o enxerto seja “aceite” pelo porta-enxerto.

Porquê plantar nogueiras enxertadas?

A resposta é muito simples: porque se pretende que a nogueira produza nozes grandes e saborosas. Pretende-se obter nozes de tamanho uniforme, com forma e cor homogéneas. Quanto maior for a escala do seu negócio de nozes, mais importantes se tornam estes factores, uma vez que as hipóteses de comercialização das suas nozes aumentam com a qualidade das mesmas.

Que porta-enxertos escolher?

Decidimos enxertar todas as nossas árvores em nogueira comum (Juglans regia), também conhecida como nogueira persa, nogueira inglesa, nogueira dos Cárpatos e nogueira da Madeira. Isto é especialmente importante porque existe um risco elevado de infecções virais (cherry leaf roll virus) nas nogueiras enxertadas noutros porta-enxertos, como a nogueira preta (Juglans nigra). Além disso, todas as nossas árvores e porta-enxertos são isentos de vírus (testes fitossanitários regulares) e certificados de acordo com as normas da UE.

Principais cultivares de nogueira

A variedade de noz mais comum é a Chandler, em combinação com a Franquette ou a Fernette como variedades polinizadoras. A Chandler é uma variedade muito importante, devido aos seus rendimentos muito elevados e fiáveis e à excelente comercialização da noz com casca ou pronta a descascar. A noz é muito saborosa e a cor clara da amêndoa torna-a ainda mais atractiva. Com a variedade Chandler, é possível obter mais de 30-40 kg por árvore após 10 anos.

Investir no futuro

Em tempos de taxas de juro inexistentes ou mesmo negativas, o investimento em pomares de nogueiras não só promete lucros elevados, como também um investimento seguro para o futuro. É claro que não se pode esperar alcançar um retorno do investimento nos primeiros 3 anos, mas a partir daí o retorno e o lucro crescerão com o tempo. Os alimentos, e especialmente os alimentos de elevado valor, têm uma procura crescente.

 

Não hesite em contactar-nos para qualquer questão, inquérito e para obter o melhor orçamento para a sua encomenda de nogueiras entregue à sua porta.